quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Agentes inclusivos

No mês de novembro ocorreu o Curso de Formação de Cuidadores para os profissionais da rede municipal de ensino. Oferecido numa parceria entre o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura e o Capta, Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem, o curso ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro, no CDL.
Com o propósito de capacitar informando, foram oferecidas quatro palestras. No dia 19 os temas foram “legislação” e “terapia ocupacional”, restando para o dia 20 a abordagem específica do “Transtorno do Espectro Autista” e “higiene e primeiros socorros”.
Na abertura do evento, a palestrante Carmen Silvia Lenzi, pedagoga, especialista em políticas públicas e em educação de surdos, explicou a história da inclusão desde o seu início. Entre os principais acontecimentos citados por ela estão o ano de “1975 - declaração dos direitos das pessoas com deficiência” e o ano de “2007 - Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência”.
O evento ocorreu de maneira harmônica. Nele foi aberto um espaço amplo para discussões e esclarecimentos. Ao final do evento, o Centro e o Capta alcançaram o seu objetivo, “formar e informar”, além de dar apoio e oferecer o suporte para o trabalho dos cuidadores.

Quem são os cuidadores:
Os cuidadores são os profissionais capacitados para trabalhar nas escolas auxiliando os alunos que necessitam de um atendimento individualizado (autistas, deficientes, etc).

De que forma os cuidadores trabalham:
Eles atuam no contato direto com o aluno, ajudam no que é necessário, como locomoção, alimentação, etc. Portanto, o cuidador será o agente que melhor conhece o aluno (no caso do aluno autista, será o profissional mais capacitado para proteger e conter o aluno se houver alguma crise).

O cuidador não substitui o professor ou qualquer outro profissional da escola, ele tem função específica: colaborar para a adaptação e inclusão do aluno na escola regular de ensino.



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