Balões, camisetas, cupcakes e muitos lacinhos cor-de-rosa... Assim foi a tarde de ontem, 23 de outubro de 2014.
O evento, organizado pela Equipe de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança, tinha como objetivo alertar sobre a saúde da mulher, principalmente o câncer de mama, grande "vilão" que ataca silenciosamente o corpo feminino.
O público alvo da ação eram as mães e cuidadoras de alunos do Centro. Estavam presentes também, além da equipe multiprofissional, profissionais do Programa de Atenção à Saúde Oncológica do Hospital Escola da UFPel.
Além de oferecer corte de cabelo, maquiagem e brindes, as equipes conseguiram criar um espaço para discussão sobre o tema, onde todos tentavam identificar mitos e verdades sobre o câncer de mama. No final concluímos que:
O câncer tem cura. // O consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de mama. // Câncer pode induzir à depressão. // Homens também podem ter câncer de mama. // É importante fazer o auto-exame regularmente, porém, ainda assim realizar a mamografia anualmente. // Câncer não é contagioso. // O câncer de mama nem sempre aparece com caroços. // Nem todo caroço na mama é câncer. // Nem todo tumor é câncer. // Traumas (batidas) não são responsáveis por tumores. // Sutiã apertado não causa câncer de mama. // Não há comprovação de que alimentos cozidos em forno microondas causam câncer. // A pílula anticoncepcional não causa câncer. // Próteses de silicone não favorecem o desenvolvimento do câncer.
Vale ressaltar que é extremamente importante realizar o auto-exame regularmente, crie esse hábito (uma boa dica é fazer isso durante o banho). Também devemos esclarecer que a partir dos 40 anos a mamografia deve ser realizada anualmente (em caso de histórico familiar, o ideal é realizar o exame a partir dos 35 anos). Com diagnóstico precoce existem mais chances de cura.
Dica: O site http://www.mulherconsciente.com.br/ é um bom aliado à saúde da mulher, traz informações mais detalhadas sobre Câncer de Mama, Câncer de Ovário e Câncer de Colo de Útero. Vale dar uma "espiadinha".
Sem comentários:
Enviar um comentário