De acordo com a lei n° 12.764, conhecida como lei Berenice Piana,
que regulamenta diversos direitos das pessoas portadoras do Espectro Autista.
Toda criança autista tem o direito de estudar em escolas regulares e receber a
devida atenção por parte do corpo docente. Esse ensino deve ser embasado nas
características dos portadores do autismo, e diversas técnicas podem ser
utilizadas para facilitar a sua aprendizagem e interação social.
“O
autismo se caracteriza pela presença de desenvolvimento atípico na interação
social, comunicação e repertório restrito de atividades e interesses. No
contexto de inclusão escolar estes alunos necessitam de um planejamento das
práticas pedagógicas conforme o seu desenvolvimento.” Bosa, 2006.
As crianças portadoras do espectro autista apresentam, em maior ou
menor grau, dificuldades na comunicação, e interação social. Elas percebem e
compreendem o mundo de uma forma própria, diferente das demais crianças.
Crianças com autismo tem dificuldades em entender uma comunicação
não-verbal, como o uso de gestos, expressões faciais e linguagem corporal. Um
profissional de Atendimento Educacional Especializado pode ajudar a identificar
as características e especificidades dessa criança. Ajudando-a assim na sua
inserção no ambiente escolar.
Há diversas práticas pedagógicas capazes de tornar a compreensão e
a educação mais fácies para essas crianças, como a repetição e antecipação de
tarefas, seguir um cronograma para entrada e saída de sala de aula, recreação
supervisionada, tarefa dirigida (atendimento individual). O mais importante é
que o tempo em que a criança esteja na escola siga uma rotina, e que qualquer
mudança nessa rotina, como novas atividades ou mudanças no ambiente escolar,
sejam previamente comunicadas e explicadas para elas. Os autistas tendem a
mudar de comportamento, quando algo em sua rotina é alterado. Observação nesse
quesito é fundamental para se otimizar o seu aprendizado.
O mais importante é perceber que a criança com autismo pode
aprender sim, mas para tal se faz necessário técnicas que facilitem o seu
processo de aprendizado. Ressaltando também que ensinar essas crianças com amor
faz toda a diferença.
Referências bibliográficas:
(Reis. Janderly)Autismo: os desafios da inclusão na escola regular
link : http://pt.slideshare.net/lilikareis/autismo-desafios-da-incluso-da-criana-autista-na-escola-regular (acessado em 5/07/14 às 10h30).
(Lopes. Daniele) Técnicas utilizadas na educação dos autistas
link: http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2005/artigos/pedagogia/20.pdf (acessado em 4/07/14 às 23h00).
(Sanini. Cláudia) Mediação autismo e educação infantil: Práticas
para engajar as crianças em atividades link:http://www.ufrgs.br/teias/isaac/VCBCAA/pdf_resumo/116539_1.pdf (acessado em 4/07/14 às 21h00).
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