quinta-feira, 10 de julho de 2014

Educação de crianças autistas: desafios e técnicas

De acordo com a lei n° 12.764, conhecida como lei Berenice Piana, que regulamenta diversos direitos das pessoas portadoras do Espectro Autista. Toda criança autista tem o direito de estudar em escolas regulares e receber a devida atenção por parte do corpo docente. Esse ensino deve ser embasado nas características dos portadores do autismo, e diversas técnicas podem ser utilizadas para facilitar a sua aprendizagem e interação social.

 “O autismo se caracteriza pela presença de desenvolvimento atípico na interação social, comunicação e repertório restrito de atividades e interesses. No contexto de inclusão escolar estes alunos necessitam de um planejamento das práticas pedagógicas conforme o seu desenvolvimento.” Bosa, 2006.

As crianças portadoras do espectro autista apresentam, em maior ou menor grau, dificuldades na comunicação, e interação social. Elas percebem e compreendem o mundo de uma forma própria, diferente das demais crianças.
Crianças com autismo tem dificuldades em entender uma comunicação não-verbal, como o uso de gestos, expressões faciais e linguagem corporal. Um profissional de Atendimento Educacional Especializado pode ajudar a identificar as características e especificidades dessa criança. Ajudando-a assim na sua inserção no ambiente escolar.
Há diversas práticas pedagógicas capazes de tornar a compreensão e a educação mais fácies para essas crianças, como a repetição e antecipação de tarefas, seguir um cronograma para entrada e saída de sala de aula, recreação supervisionada, tarefa dirigida (atendimento individual). O mais importante é que o tempo em que a criança esteja na escola siga uma rotina, e que qualquer mudança nessa rotina, como novas atividades ou mudanças no ambiente escolar, sejam previamente comunicadas e explicadas para elas. Os autistas tendem a mudar de comportamento, quando algo em sua rotina é alterado. Observação nesse quesito é fundamental para se otimizar o seu aprendizado.
O mais importante é perceber que a criança com autismo pode aprender sim, mas para tal se faz necessário técnicas que facilitem o seu processo de aprendizado. Ressaltando também que ensinar essas crianças com amor faz toda a diferença.

Referências bibliográficas:
(Reis. Janderly)Autismo: os desafios da inclusão na escola regular link : http://pt.slideshare.net/lilikareis/autismo-desafios-da-incluso-da-criana-autista-na-escola-regular (acessado em 5/07/14 às 10h30).
(Lopes. Daniele) Técnicas utilizadas na educação dos autistas link: http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2005/artigos/pedagogia/20.pdf (acessado em 4/07/14 às 23h00).
(Sanini. Cláudia) Mediação autismo e educação infantil: Práticas para engajar as crianças em atividades link:http://www.ufrgs.br/teias/isaac/VCBCAA/pdf_resumo/116539_1.pdf (acessado em 4/07/14 às 21h00).

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